Câmbio CVT

4 10 2009

O que é o câmbio CVT ?

É  um tipo de caixa de marchas utilizada em veículos de passeio que simula uma quantidade infinita de relações de marcha, uma vez que funciona com dois cones em vez de engrenagens com determinados tamanhos. Além da aceleração contínua, o sistema CVT, proporciona economia de combustível em relação a todos os outros sistemas anteriores. Sejam sistemas automáticos ou manuais. É a evolução do câmbio automático.

Veja a animação abaixo.

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizado por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.
A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.
No mercado brasileiro temos o Honda Fit, Honda City, Nissan Sentra, Nissan Murano, os Mercedes Classe A e B, os Audi A4 e A6, as motocicletas Burgman 400 e Yamaha Neo, e o quadriciclo Yamaha Grizzly todos equipados com o câmbio CVT.

O que diferencia um câmbio automático do manual?

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.
Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Clique no link abaixo e faça o download de um vídeo mostrando esse câmbio em ação,o vídeo não é nosso, mas não possui vírus, eu inclusive ja baxei.

(Oferecido por Carlos Kelm)

http://www.obvio.ind.br/ZF%20CVT%20-%20how%20it%20works.wmv

Por Rafa GM

Anúncios

Ações

Information

4 responses

19 10 2009
gabriel

o cambio cvt na verdade é melhor o pior q os outros???????????????????????????????????

23 10 2009
songcars

Ele é melhor, o carro não sofre com os trancos de um cambio convecional, mesmo o automatico ainda tem trancos…a aceleraçao dele é muito rapida,entre outras varias vantagens,comoa suavidade na direçao, motor sempre “cheio”, ou seja sempre com força…

14 11 2009
max alberto

Gostaria de saber se FIT 2008 EX 1.5 com cambio CVT eh mais economico que o FIT da mesma versão e ano só que com cambio MANUAL.

16 11 2009
songcars

Eu andei dando uma pesquisada e pelo que eu vi o fit 2008 não tem mais o câmbio cvt, só o automático de 5 marchas, mas entre um cambio manual e o cvt , o cvt é mais econômico por estar sempre na relação desempenho-consumo ideal…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: